Anafilaxia é uma reação alérgica grave, potencialmente fatal e que deve ser tratada rapidamente. Os principais sintomas são manchas vermelhas na pele, inchaço na face associado a falta de ar, tosse ou pressão baixa.

A anafilaxia é um termo utilizado para caracterizar um tipo de reação alérgica grave. Os sintomas iniciam minutos a no máximo 2 horas após a exposição ao alérgeno. O mais característico é o paciente iniciar os sintomas na pele: primeiro vem a sensação de coceira no corpo, seguido por aparecimento de manchas vermelhas, chamadas de urticária. Essas lesões parecem picadas de inseto, podem confluir e formar uma placa urticariforme. Ainda, sensação de formigamento nos lábios, língua, olhos ou orelha pode preceder um inchaço importante nesses locais, chamado angioedema.

 

urticária1
Urticária

O mais comum é que as manifestações cutâneas estejam acompanhadas por algum outro sintomas, como:

  • Tosse
  • Coceira na garganta e nariz
  • Espirros
  • Falta de ar com chiado no peito (sibilos, som semelhante a um miado de gato)
  • Diminuição súbita da pressão arterial
  • Vômitos
  • Diarréia (menos frequente)

Existem casos em que as lesões de pele não aparecem. A anafilaxia então é composta por uma combinação dos sintomas acima.

O que pode causar anafilaxia?

Os principais alérgenos responsáveis por causar essa reação grave são:

  • Alimentos, como amendoim, castanhas, camarão e outros frutos do mar, leite, soja, trigo ou ovo
  • Picada de insetos (formiga, abelha ou vespa)
  • Medicamentos, como anti-inflamatório e antibiótico

Nesses casos, os sintomas acontecem logo após contato com o alimento ou a picada de inseto. A única exceção são os anti-inflamatórios que podem demorar até 24 horas depois do contato para iniciar a reação.

Alérgenos inalantes, como poeira, fungos e pêlo de animais não causam esse tipo de reação.

 

O que fazer na suspeita de anafilaxia?

Corra para o Pronto Socorro! A adrenalina intramuscular é a primeira escolha de medicamento, pois age em 3 a 5 minutos, cortando rapidamente a reação e diminuindo a chance de fatalidade.

Outros medicamentos também podem ser realizados, como anti-histamínico (anti-alérgico), corticóide e ranitidina. Esses, no entanto, demoram no mínimo 30 minutos para começar a agir. Durante esse tempo os sintomas podem se acentuar levando a uma parada respiratória ou cardiovascular. Por isso a importância da realização da adrenalina.

Após o controle da anafilaxia é importante procurar um especialista para investigar o que causou a reação. Lembre-se que quando descoberto o culpado, o alergista também vai te auxiliar se existem outros alimentos/medicamentos que podem ter reação cruzada com o que deu alergia, opções seguras de medicamentos e alternativas de dieta.

 

Adrenalina Auto-injetável

Se você já apresentou anafilaxia, é indicado o acompanhamento com Alergista para investigação do que causou a reação e também o uso de adrenalina auto-injetável. É uma caneta de adrenalina que pode ser levada consigo e em caso de reação, você pode auto injetar a medicação.

canetaadrenalina
Caneta de Adrenalina

 

Como usar a caneta de adrenalina auto-injetável:

  1. Sente-se, não realiza a aplicação de pé
  2. Retire a trava azul de segurança
  3. Aplique de forma perpendicular a coxa, na face lateral externa. Pode realizar a aplicação com a calça por cima, não há necessidade de retirar roupa antes da aplicação
  4. Segure e mantenha pressionada a caneta na coxa por até 10 segundos
  5. Retire, massageie o local
  6. Ligue para emergência
epipen2
Local da coxa que deve ser aplicada a caneta de adrenalina

Vídeo com as instruções de uso da caneta de adrenalina: Aplicação da caneta de adrenalina

 

10 respostas para ‘Anafilaxia

  1. Dra.Jessica minha filha ia fazer uma cirurgia de escoliose idiopatica no dia 23/02/19 E teve um choque anafilatico e foi interrompida a cirurgia aliás não tinham começado pois estavam introduzindo as drogas quando em 15 minutos ela teve o choque e hoje estamos com consultas agendadas com alergologistas para procurarmos a causa, mas ela tem uma dermatite atípica, teve quando pequena alergia a corante e e muito alérgica a poeira. Ela tem 13 anos de idade.
    Me oriente por favor. Desde já agradeço.

    Curtir

    1. Olá Roberta,
      O choque anafilático acontece após no máximo 1 hora da exposição a medicação. Também, alergia a corante e poeira não causam esse tipo de alergia (anafilaxia).
      Nestes casos investigamos quais foram as medicações administradas antes do choque e programamos testes cutâneos em ambiente hospitalar para determinar qual foi a medicação responsável.
      Procure um alergista para prosseguir com a investigação.
      Att, Dra Jessica

      Curtir

  2. Boa tarde dr
    Eu tenho alergia a Dipirona ,fico icom algumas partes do corpo nchada ão tomar.mas depois de um certo tempo fiquei tomando neolsadina para dor (quando necessário) só que tenho tido reações alérgicas muito forte forte
    Só que não é na hora que tomo eu sinto que depois que tomo no outro dia ou depois fico com o organismo muito vulnerável a crise
    Ou seja qualquer outra coisa mexendo com a alergia eu tenho uma reação muito forte.
    Derrepente comeca subindo uma quentura e fico com o rosto e o peito toda vermelha e com dificuldades de respirar
    Logo em seguida tomo o remédio com corticoide e vai aliviando
    Só que depois da crise sinto uma for insuportável na barriga mas muito forte mesmo fico indo no banheiro ,as fezes chegam a escurecer , a dor é tão forte que sinto que vou desmaiar
    Tenho alergia a pica de MARIMBO e das 2 vezes que me ligou sentir esses sintomas e depois da injeção sentir essa dor tb

    Curtir

      1. Boa noite tenho uma filha de 2 anos e descobrimos sua alergia alimentar com10 meses a proteina do leite,ovo,soja e amendoim,tinha reaçao até do contato com 1 ano 1 1 meses a medica pediu para reentroduzir os alimentos e estava tudo bem durante 4 meses,mas ela começou a ter convusões e não encontra a causa,pode ser que a alergia alimentar. Tenha voltado e agora os sintoma seja mais grave a convusão pois não tem mais diarreia e nem secreção apenas tosse apos mamar nan supreme,antes usava neocate.

        Curtir

      2. Olá Liliane, convulsão não é costuma ser um sintoma de alergia alimentar.
        De qualquer forma a distância é difícil realizar uma avaliação completa.
        Converse com um neurologista e alergista para que ele possa elucidar o por que das convulsões e se estão ou não relacionadas a alergia.
        Att, Dra Jessica

        Curtir

  3. Dra. Jessica, boa noite, comecei com tenho 50 anos, não tinha alergia e agora comecei com alergia a chocolate, amendoim, tempeiro pronto, moranguinho, chá, caqui; foram episódios isolados nos ultimos quinze dias. São vergões que aparecem em diversas parte do corpo. O que posso fazer para evitar novos episódios além de evitar os alimentos referidos?

    Curtir

    1. Olá Júlio,
      É pouco provável que os vergões (chamado também de urticária) seja devido a alergia a todos esses alimentos. No entanto, para ter certeza do que está causando a urticária e dessa forma orientá-lo a respeito do que fazer para evitar o seu aparecimento é necessário realização de consulta médica, com avaliação completa da sua história e exame físico.
      Marque uma consulta com alergista para avaliação.
      Att, Dra Jessica

      Curtir

  4. Bom dia Dra. Pode um antibiótico passar a causar alergia no quinto dia de uso? Ou as alergias medicamentosas se demonstram desde o início do tratamento?!

    Curtir

Deixe um comentário