Qual a função do nosso sistema imunológico?

O sistema imunológico é responsável pela defesa do nosso organismo contra bactérias, fungos e vírus. Esses mecanismos de defesa são extremamente elaborados, com diversas células realizando papéis diferentes e complementares.

As imunodeficiências primárias são um conjunto de doença que levam a deficiência do sistema imunológico devido a alterações genéticas, tornando-o falho. Essa falha pode ser maior ou menor, e assim, temos inúmeras doenças, com espectros diferentes de sintomas e tratamento. Como são congênitas (ou seja, estão em nosso DNA), as crianças são as mais afetadas, entretanto, algumas doenças, como Imunodeficiência Comum Variável, podem se manifestar na vida adulta também.

Já as imunodeficiências secundárias são aquelas que adquirimos ao longo da vida, mas que também levam ao comprometimento da imunidade, como ocorre na infecção pelo HIV ou após uso de medicações imunosupressoras.

Doenças Imunológicas

• Imunodeficiência Comum Variável
  • Imunodeficiência Combinada Grave
  • Doença Granulomatosa Crônica
  • Agamaglobulinemia ligada ao X
  • Hipogamaglobulinemia Transitória da Infância
  • Deficiência de IgA
  • Síndrome do HiperIgE (Síndrome de Job)
  • Síndrome do HiperIgM
  • Deficiência de Anticorpo Antipolissacáride
  • Entre outras

Existem também síndromes genéticas que podem cursar com imunodeficiências, como:

Quando suspeitar de Imunodeficiência Primária?

Tem um Artigo completo sobre isso!

Leia mais: Imunodeficiência Primária