O que é?
A rinite alérgica é a inflamação causada por reação alérgica na mucosa que reveste a cavidade nasal (nariz).
Quando alérgica, os principais causadores são ácaros, poeira doméstica, animais (cão e gatos) e fungos. Quem é alérgico apresenta uma sensibilidade aumentada a essas proteínas, e assim, pequenas quantidades das mesmas já podem causar os sintomas.
Sintomas
Os principais sintomas são:
- Espirros
- Coceira no nariz
- Nariz entupido / Obstrução nasal
- Coriza (saída de secreção clara – parecido com água pelo nariz)
Ainda, outros sintomas podem estar associados ao quadro de rinite alérgica, como:
- Coceira e vermelhidão nos olhos
- Coceira na garganta e na boca
Lembrando que quem tem rinite alérgica não controlada pode ter um aumento no episódios de sinusite. Isso acontece pois a inflamação crônica somada ao acúmulo de secreção na face facilita o crescimento de bactérias. No caso da sinusite, a secreção fica espessa, amarelada/esverdeada e com odor forte. Pode ser necessário o uso de antibiótico nesses casos.
Por ter a mucosa nasal mais sensível, os pacientes com rinite alérgica podem se queixar também de secura na região nasal, com ardor ao respirar. Esse sintoma aparece principalmente nas estações secas do ano, como outono e inverno, e não são complicação das medicações sprays que são utilizadas no tratamento da rinite alérgica.
A rinite alérgica é uma doença que não causa complicações na saúde do paciente, porém trazem grande desconforto no dia a dia e podem alterar concentração, qualidade do sono e assim, diminuir a qualidade de vida.
Como descobrir o que causa a rinite?
O aparecimento dos sintomas após exposição ao inalante é altamente sugestivo de alergia.
Existem testes que podem confirmar a alergia, através da pesquisa de Imunoglobulina E específica no sangue ou na pele (prick teste). Leia mais sobre o Prick Teste no Blog Pediatria sem Stress

O paciente alérgico tem a mucosa nasal mais sensível do que o habitual. Assim, odores fortes, como perfumes, cigarro, produtos de limpeza também podem desencadear os sintomas de rinite alérgica.
Tratamentos
A primeira parte do tratamento é evitar ao máximo o que causa alergia. A grande maioria dos casos é devido a poeira, o que torna difícil a exclusão completa dela da vida do paciente, principalmente para aqueles que vivem em cidades grandes. Ainda assim, existem diversas medidas ambientais que ajudam a diminuir consideravelmente as proteínas inalatórias que causam alergias. Leia mais no Post Higiene do ambiente: parte fundamental no tratamento das alergias
Assim, para aqueles que apresentam sintomas persistentes, medicamentos ajudam a aliviar e tratar os sintomas:
- Spray nasal de corticóide
- Spray nasal com corticóide e anti-histamínico
- Anti-histamínicos/anti-alérgicos (comprimidos)
- Montelucaste (comprimidos)

Ainda, é possível tratar os sintomas através da Imunoterapia, também conhecida como vacina para alergia.
Essa é uma modalidade de tratamento que consiste na exposição repetida em pequenas quantidades do alérgeno através de injeções subcutâneas ou gotas sublinguais. É um tratamento a longo prazo, de 3 a 5 anos, que promove o aumento da tolerância ao alérgeno, diminuindo assim, os sintomas.
Não tome medicações por conta própria.
Converse com o seu médico sobre a melhor opção de tratamento.
Bom dia!
Nos exames de sangue da minha filha, pedidos pelo alergista, constam elevados o ige múltiplo poeira em 91.40 KU/L e IMUNOGLIBULINA “E” (IGE) 505.0 UI/mL.
No entanto os corticóides Nasal que ela tem usado, apresentam pouco resultado. E eu cuido muito do ambirnte pra evitar crises, e a menina vive com coceirad no nariz, garganta e agora até nós olhos.
O que eu faço?
Att, Carla.
CurtirCurtir
Olá Carla, existem outros tratamentos para rinite alérgica que podem ser realizados. Procure um alergista para saber mais!
Atenciosamente, Dra Jessica
CurtirCurtir