Posso me tornar alérgico a algum alimento/medicação que tomei por anos sem ter reação?

Sim!

É necessário ter um contato prévio e repetido com alimento ou medicamento para desenvolver alergia. A reação nunca acontece no primeiro contato. Não sabemos o porquê algumas pessoas levam dias e outras anos para desenvolver a alergia.

Quais são os alimentos mais comuns que causam alergia?

Os alimentos mais comuns que causam reação alérgica em adolescentes e adultos são o camarão, frutos do mar, amendoim e castanhas. A alergia a esses alimentos tende a ser permanente, ou seja, não melhoram com o passar do tempo.

Já em crianças, os alimentos mais comuns são leite, trigo, ovo e soja; e a reação tende a ser transitória, ou seja, conforme a criança cresce adquire tolerância e passa a não apresentar mais alergia.

Alergia pode se desenvolver em qualquer idade?

Sim!

É mais comum na infância e na adolescência, porém adultos e idosos também podem desenvolver reações alérgicas.

Fatores físicos, como calor, frio, água podem causar alergia?

Sim!

A urticária física é causada pelo contato ou exposição com os fatores acima. Leia mais no Post sobre Urticária crônica.

Ar condicionado piora alergias respiratórias?

Não!

Se higienizado corretamente a chance dele acumular alérgenos como ácaros e fungos diminui bastante e assim, não causará piora nos sintomas respiratórios.

Qual a diferença entre asma e bronquite?

Bronquite asmática ou alérgica são nomes diferentes para a mesma doença: asma. O termo bronquite era utilizado antigamente por médicos não especialistas.

A alergia a proteína do leite de vaca pode causar rinite alérgica e asma?

Não!

A alergia a proteína do leite de vaca causa sintomas cutâneos, como urticária, angioedema ou dermatite atópica; gastrointestinais, como diarréia com sangue e vômitos; e reação grave como anafilaxia, que pode de forma aguda causar coceira no nariz e olhos, falta de ar, sibilos e coriza.

Leia mais no post sobre APLV

A alergia a proteína do leite de vaca pode causar resfriados e gripes de repetição?

Não!

Leia mais no post sobre APLV

Podemos desenvolver reações alérgicas contra insetos?

Sim!

Formiga, veneno de vespas e abelhas podem desencadear reações alérgicas locais ou graves.

Sintomas cutâneos como urticária, angioedema e inchaço no local da picada podem vir acompanhados de outros sintomas sistêmicos, como:

  • Falta de ar, tosse e coriza
  • Coceira nos olhos, nariz e boca
  • Vômitos e diarréia
  • Queda da pressão arterial, desmaio

O que são ácaros?

Ácaros são microorganismos invisíveis ao olho nu que se alimentam da pele morta que descama de nossa pele. Por isso, eles são os principais componentes da poeira doméstica. Nos exames laboratoriais para alergia é possível solicitar “Pó doméstico” ou os ácaros específicos, como Dermatophagoides pteronyssinus ou Blomia tropicalis.

Conhecer o tipo específico de ácaro que causa a alergia é importante para a instituição de tratamentos específicos, como Imunoterapia (também conhecida como vacina para alergia).

Existe algum exame que prediz se vou desenvolver alergia?

Não!

Hoje em dia os exames laboratoriais são usados para confirmar o quadro de alergia que já aconteceu. As Imunoglobulinas E específicas (IgEs), também conhecidas como RAST, que são dosadas pelo sangue, indicam sensibilização ao alérgeno. Pessoas podem ter IgE positiva a vida toda e não desenvolver alergia.

As reações alérgicas têm cura?

Algumas alergias melhoram com o tempo, enquanto outras não.

Alergias que podem melhorar com o tempo:

  • Alergias alimentares em crianças, principalmente aos seguintes alimentos: leite, ovo, soja e trigo
  • Dermatite atópica: com o passar dos anos as crianças com dermatite atópica podem apresentar melhora dos sintomas

Alergias que em geral não melhoram com o tempo:

  • Alergia a veneno de insetos (abelhas, formiga e vespas)
  • Alergia a medicamentos
  • Rinite alérgica
  • Alergias alimentares a frutos do mar, castanhas e amendoim

Até o momento não existe cura para alergia. Existem tratamentos que diminuem os sintomas e outros que ajudam a diminuir a sensibilização aos alérgenos, como imunoterapia.

Quem tem alergias respiratórias (asma e/ou rinite alérgica) pode fazer natação?

Sim!

No entanto, cada caso deve ser avaliado com cuidado pelo seu médico! Pacientes com sintomas graves podem não se beneficiar desse esporte. Também, o cloro na água das piscinas pode irritar as mucosas e piorar alguns sintomas. Não é que a pessoa tenha alergia ao cloro, mas ele é um irritante, assim como cheiros fortes, cigarro e perfumes.

Prefira piscinas tratadas com ozônio.

Alergia a corante existe?

Sim! Porém é bem raro.

Na maioria dos casos, quando investigamos laboratorialmente ou realizamos testes com corante, os resultados vêm negativos. Hoje, cada vez mais estudos mostram que os corantes não são responsáveis por desencadear alergia, no entanto, evitá-los é ter hábitos alimentares saudáveis, o que sempre é recomendável.

Lembrando que alguns alimentos podem causar manchas vermelhas na pele (urticária) e coceira por serem “liberadores diretos de histamina”, como chocolate, tomate, morango, carne de pouco, entre outros. Não acontece em todas as pessoas e em geral acontece na ingestão de grande quantidade do alimento. Converse com um alergista na presença de sintomas após ingesta desses alimentos!

Existe alergia a lactose?

Não! A lactose é um açúcar presente no leite de vaca. Só podemos desenvolver reações alérgicas contra proteínas; a carboidratos e gorduras não!

A doença relacionada a lactose é a intolerância a lactose, que consiste na falta da enzima lactase no intestino. Sua função é digerir o açúcar do leite. Assim, na ausência total ou parcial dela, a digestão do leite fica prejudicada, levando aos seguintes sintomas após a ingesta de leite e seus derivados:

  • Distensão abdominal
  • Flatulência
  • Náuseas e vômitos
  • Diarréia
  • Cólica

Leia o post completo Intolerância a Lactose x Alergia a Proteína do Leite de Vaca

Tem mais alguma pergunta que não encontrou a resposta aqui? Deixe nos comentários abaixo para que possamos te responder!

28 respostas para ‘Principais Dúvidas Sobre Alergias

    1. Olá Fátima, dependendo do tipo de conjuntivite e a o que o seu filho é alérgico é possível realizar terapias que deixam seu filho mais tolerante aos alergenos. É preciso avaliação com um Alergista. Procure um especialista para que uma avaliação completa possa ser feita. Att, dra Jessica

      Curtir

  1. Minha filha tem 10 anos e começou a apresenta e dores fortes no abdômen. Ao realizar exames foi detetado alergia a trigo, aveia , centeio. Existe alguma vacina ou medicação que vai aliviar esse desconforto quando ingerir esses alimentos ou será necessário evitar o consumo de vez? Obrigada.

    Curtir

    1. Olá Leandra,
      É necessário uma avaliação completa da história da sua filha e exame físico para poder te orientar a respeito de tratamentos. Dependendo do que ela tem existem tratamentos possíveis, em outros casos apenas a dieta de exclusão do alimento ingerido alivia os sintomas. De qualquer forma, não é possível realizar consulta por mensagem.
      Procure um especialista para avaliá-la!
      Atenciosamente, dra Jessica

      Curtir

  2. Olá, meu filho tem 9 anos, e pelo menos uma vez no ano tem uma crise de tosse seca, que não melhora com nada, ele chega a ficar com dores de tanto tossir me dá desespero não sei o que fazer pra acalmar a tosse, será alérgica?

    Curtir

  3. Minha filha tem 2 anos começou a aparece manchas entodo corpo dela vai e valta as manchas cara hora q volta fica fica pior as manchas ja levei no hospital ela ate tomou injeção mas ra do mesmo jeito o remédio ñ ta adianta ñ ta fazendo efeito o q fasso fas faz 4 dias q ta assim

    Curtir

    1. Olá Mayara, infelizmente não é possível dar orientações a respeito de medicações e tratamento sem examinar a sua filha. Procure um pediatra para que ele possa avaliá-la!
      Att, Dra Jessica

      Curtir

  4. Olá Dr Jessica!!
    Meu filho quando era bebê tomou aquela amoxilina tri-hidratada e só quando ele tomou a terceira dose do remédio foi que apareceu tipo umas manchas por todo corpo, aí não dei mais ..Só que agora com 5 anos ele novamente tomou a mesma amoxilina e novamente depois que tomou a terceira dose ficou todo empolado tipo urticária e com dor de cabeça. Mais detalhe ele toma aquela amoxilina clavunato e não dá nada, então fico pensando será que é dá amoxilina que ele tem alergia ou é a alguma composição daquela amoxilina!! Se vc poder mim ajudar fico grata.😗

    Curtir

    1. Olá, as duas lesões de pele descritas podem ser reação alérgica ou podem ser devido a infecção que ele estava no momento. O ideal é que você procure um especialista para avaliação completa e assim determinar exatamente o que ocorreu, e mais importante, orienta-lá a respeito do que o seu filho pode tomar no futuro.
      Att, Dra Jessica

      Curtir

    1. Olá Gilmara, apenas com esses dados é difícil determinar o que está causando a coceira. É necessário examinar o seu filho, além de uma história detalhada dos sintomas atuais. Procure um especialista que possa te orienta-lá.
      Att, Dra Jessica

      Curtir

    1. Olá Rosa, a princípio essas medicações não apresentam reação cruzada. No entanto, é melhor que seja realizada uma avaliação completa com alergista para que ele possa orienta-la.
      Att, Dra Jessica

      Curtir

  5. Ola, meu filho tem 4 anos de idade e levamos a pediatra especialista em alergia, e descobriu alergia a varias coisas, exemplo a certas cores de tinta, cimento, detergente e algumas outras coisas mais um certo dia meu filho ficou atacado da bronquite e internou e tomando os medicamentos antibióticos no hospital e descobrimos que a situação dele estava piorando com crises de tose e manchas vermelhas pelo corpo e percebemos que era o medicamento que estava sendo injetado e fizeram a mudança do medicamento e tbm deu alergia e ate descobrir o medicamento certo que nao causava a alergia e nisso descobrimos que tbm tinha alergia com medicamentos… Agora estamos sem saber oq fazer .. ele eesta em crise de tose e os medicamentos que nao tinha dado alergia antes, agora começou tbm da alergia.
    O que devo fazer, levar novamente na pediatra em alergia pra esta fazendo outros exames ? Ja nao era pra ter saido nos exames que fez de alergia que ele tinha alergia de certos medicamentos tbm..

    Curtir

    1. Alergia a medicamentos raramente são confirmados por exame de sangue. Em alguns casos é necessário realização de testes na pele e teste de provocação oral para confirmar alergia a medicamentos. Retorne com o seu alergista para que ele possa avaliar a reação e a necessidade de prosseguir com investigação. Att, Dra Jessica

      Curtir

  6. Olá, Dra. Jéssica. Ingeri a algum tempo atrás um comprimido de dipirona e causou inchaço no meu olho e coceira. Depois tomei um comprimido de aas e aconteceu a mesma coisa. Procurei um alergista, fiz todos os exames : prick teste, patchwork teste, exame de sangue e ela constatou que eu tive uma reação adversa, que não era alergia. Ela explicou, mas não está claro pra mim. Eu posso tomar esses medicamentos derivados de ácido acetilsalicílico? Posso tomar um anti alérgico e, em seguida, tomar a medicação sem apresentar reação? Estou confusa. Agradeço.

    Curtir

    1. Olá Renata,
      Em relação aos anti-inflamatórios existem dois tipos de reação: seletiva e não seletiva. No primeiro caso a alergia é especifica a um anti inflamatório específico e os exames de alergia ajudam no diagnóstico. No segundo tipo, o inchaço acontece por um outro mecanismo, o uso do anti-inflamatórios leva a inibição de uma enzima que causa acúmulo de substâncias que causam o inchaço. Nessa situação, os testes cutâneos de alergia não ajudam no diagnóstico e todos os anti-inflamatórios (inclusive AAS e dipirona) devem ser evitados, o que pode ser ingerido com segurança é o paracetamol 500mg 6/6h.
      De qualquer forma, o ideal é procurar um especialista para que mais orientações possam ser dadas. Não recomendo o uso de anti-histamínico antes do anti-inflamatório, isso não necessariamente vai evitar que a reação ocorra.
      Att, Dra Jessica

      Curtir

  7. boa noite,a mais de um ano apresento dores de garganta frequente,e nos ouvidos tapados e coceira e ferroada, muita secreção na garganta e q vem do nariz,fui em três ocorridos dizem que pode ser rinite porem antialertica não melhoram os sintomas,minha casa tem o ambiente muito seco sem ar seta q tem relação com alergia,e seta q esses sintomas são de rinite mesmo?

    Curtir

    1. Olá Patricia, os sintomas de rinite alérgica são coceira no nariz, ouvido e garganta, secreção nasal clara, nariz entupido e espirros.
      Os seus sintomas podem ser de rinite, procure um alergista para que ele possa orientá-lá e pesquisar ao o que você tem alergia.
      Att, Dra Jessica

      Curtir

  8. Olá! Meu amigo está com uma alergia. Mas só coça nas pernas, no braço e nas mãos. Já tomou vários medicamentos, mais não está passando. Poderia me indicar algum medicamento?

    Curtir

    1. Ola, não é possível passar medicação sem saber o que estamos tratando. No caso da lesão de pele precisamos examinar, ver como são as lesões para realização de diagnóstico e tratamento adequado.
      Consulte um alergista ou dermatologista.
      Atenciosamente, Dra Jessica

      Curtir

  9. Olá Dra Jessica.. quando meu bebê tinha 5 meses e meio, tomei anamoxilina e na terceira cápsula, ele começou a apresentar urticária em todo corpo. Logo dei um antialérgico e fui correndo a emergência, quando cheguei lá. A urticária ja tinha desaparecido. Então o médico mandou eu amamentar no próximo horário normalmente pra ver se era realmente a medicação. Assim fiz, não voltou , porém dei por 3 dias o antialérgico por receio. Será alergia mesmo ao antibiótico? Tem algum exame que confirme que ele tem esse tipo de alergia? Medicamentosa? Me ajuda..o que faço

    Curtir

    1. A urticária pode ter sido devido a alergia a amoxicilina ou devido ao quadro infeccioso. Existem exames a serem realizada (pele e de sangue) para ajudar na confirmação diagnóstica.
      Porém, não é possível realizar um diagnóstico preciso e tratamento por mensagens.
      O código de ética médica estabelece que não é apropriado “prescrever tratamento ou outros procedimentos sem exame direto do paciente, salvo em casos de urgência ou emergência” e o Conselho Federal de Medicina Veda-se ao médico “consultar, diagnosticar ou prescrever por qualquer meio de comunicação de massa ou à distancia” (resolução 1974/2011).
      Procure um alergista para avaliação completa!
      Atenciosamente,
      Dra Jessica

      Curtir

  10. Dra, minha filha tem rinite alérgica e fomos orientados a fazer a imunoterapia com alérgenos. Ela tem 3 anos… há alguma restrição em relação à idade? Li em alguns site indicação a partir dos 5 anos.

    Curtir

      1. Realizamos o teste em pele e foi comprovada alergia a vários alérgenos. Precisamos reduzir o uso de corticóides e antibióticos, sem contar o uso frequente do espaçador (bombinha)… a imunoterapia talvez seja o caminho! Obrigada pelo retorno e esclarecimento.

        Curtir

Deixe um comentário